Workshop aborda segurança de trabalho em altura
O primeiro Workshop sobre segurança no trabalho do ano e realizado nas dependências do Sintricomb reuniu trabalhadores, empresários do setor e convidados especiais na noite de quinta-feira (7). O evento teve a organização das empresas Corsul e Hércules, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon).
Uma palestra ministrada pelo técnico em segurança do trabalho da empresa Hércules, Carlos Souza, abordou assuntos relacionados à Norma Regulamentadora 35, que trata da segurança de serviços realizados acima de dois metros. Publicada em março de 2012 no Diário Oficial da União, a partir de Portaria expedida pelo Ministério do Trabalho em Emprego (MTE), a Norma cria parâmetros para a execução das ações em altura, com intuito de diminuir os índices de acidentes por queda e que são a principal causa de mortes na construção civil em todo o país.
Na ocasião do evento, o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, reforçou aos presentes que ações como esta, de treinar trabalhadores do setor, com vistas a reduzir os números negativos que assolam as questões de segurança, é o foco da entidade. Tanto que outros cursos e treinamentos já estão sendo agendados para os próximos meses.
Já o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, frisou que a preocupação com a segurança e a redução dos acidentes é comungada também pela classe dos patrões. Por isso o sindicato que representa o empresariado tem buscado agir na mesma linha, muitas vezes em parceria com o Sintricomb para este objetivo.
Representante da empresa Corsul, uma das organizadoras do Workshop, Douglas Silveira enfatizou também a importância de ações como a realização de cursos e treinamentos sobre o uso correto de equipamentos de segurança.
O palestrante da noite, Carlos Souza, disse que as frequentes mudanças na legislação sobre o assunto devem ser, da mesma forma, levadas ao conhecimento dos trabalhadores.